Além de lutar contra vilões que ameaçam a vida na Terra, os guerreiros precisam se preparar para os famosos torneios de lutas. Em Dragon Ball Clássico, a maior parte do tempo gasto na série foi de preparação para os torneios de artes marciais, que permitiu que o elenco evoluísse suas habilidades de forma significativa.
No entanto, à medida em que a série se desenvolvia, a frequência com que esses torneios aconteciam foi diminuindo gradativamente. Mas eventos recentes da franquia levaram os Guerreiros Z a entrar novamente na arena e dar um show, só que dessa vez para garantir à sobrevivência de seu universo.
Abaixo você pode conferir todos os guerreiros principais que garantiram o título de vencedor em algum torneio.
Mestre Kame (21° Torneio Mundial)
Em sua longa vida cheia de aventuras, o Mestre Kame ganhou apenas dois torneios. O primeiro torneio que o velho ganhou aconteceu antes mesmo da série clássica começar. Já o segundo foi no 21° Torneio Mundial de Artes Marciais, onde Kame mudou seu visual e adotou o pseudônimo de “Jackie Chun”.
Tenshinhan (22° Torneio Mundial)
Antes de se tornar aliado de Goku, Tenshinhan era seu inimigo. Ao lado de seu amigo Chaos, Tenshinhan lutou no 22° Torneio Mundial de Artes Marciais para chegar nas semifinais. Enquanto Chaos perdeu para o Kuririn, Tenshinhan derrotou Yamcha. Na batalha final, ele enfrentou Goku, um oponente que estava à sua altura.
A luta entre os dois foi um espetáculo, mesmo que Tenshinhan tenha sido favorecido pelo Mestre Shen. A conclusão desse embate épico deixou Tenshinhan vitorioso, mas isso aconteceu porque ele pousou fora do ringue alguns segundos após Goku. No entanto, no ano seguinte, Goku teve sua revanche e conseguiu derrotá-lo.
Goku (23° Torneio Mundial)
Goku foi o personagem que mais participou de torneios, entretanto, só conseguiu vencer um. Ele perdeu na 21° e 22° edição do Torneio Mundial de Artes Marciais e foi conseguir sua primeira vitória no 23° campeonato, quando finalizou Piccolo com uma cabeçada.
Após ser morto por Cell, Goku participou do torneio do Outro Mundo e quase conseguiu vencer; porém, foi desclassificado. Posteriormente, em Dragon Ball Super, Goku teve a oportunidade de derrotar Hitto e Jiren, mas nas duas situações ele teve uma baixa muito grande.
Gohan (Torneio de Cell)
Gohan não é um lutador experiente como seu pai, mas ele provou ser forte o suficiente para confrontar diretamente o bio-androide Cell. A fim de mostrar do que era capaz para o mundo, Cell deu nove dias para que os guerreiros treinassem para enfrentá-lo em uma espécie de torneio.
A maior parte dos Guerreiros Z ficaram gravemente feridos quando lutaram contra ele, porém algo inusitado surpreendeu o androide. Quando Cell eliminou o androide 16, ele enfureceu Gohan, que acabou despertando a forma do Super Saiyajin 2. Esse poder foi o suficiente para que Gohan humilhasse Cell.
Trunks Criança (25° Torneio Mundial)
Trunks e Goten participaram do 25° Torneio Mundial de Artes Marciais na categoria júnior do evento. Como eles eram os únicos personagens da categoria que sabiam manusear o ki corretamente, chegar nas finais não foi um problema. Quando eles se enfrentaram na final, ambos usaram a forma Super Saiyajin para ficarem ainda mais poderosos.
Para Vegeta, pai de Trunks, era quase uma obrigação que seu filho vencesse o de Goku. Como conclusão, Trunks tirou Goten do ringue e garantiu sua vitória na Divisão Júnior.
Android 17 (Torneio do Poder)
Este foi o último torneio que o anime de Dragon Ball Super realizou. Ele reuniu oito dos doze universos de Dragon Ball Super em uma batalha fascinante. Cada universo tinha que escolher dez guerreiros para lutar na arena, e se todos os guerreiros fossem derrotados, o universo automaticamente era apagado.
Com a ajuda de Freeza, Goku conseguiu derrotar Jiren, o inimigo que estava lhe causando sérios problemas. No final das contas, sobrou apenas o Android 17 na arena, que garantiu a vitória do Sétimo Universo no torneio mais importante que já aconteceu.