No mundo de Naruto, o Mangekyou Sharingan é despertado através do trauma experimentado a partir da morte de uma pessoa muito próxima.
Leia também: 10 usuários de Genjutsu mais fortes de Naruto
A série explica que Mikoto Uchiha era uma grande amiga de Kushina Uzumaki e elas torciam para que seus filhos também tivessem uma relação saudável. Então por que Mikoto não despertou o Mangekyou Sharingan quando Kushina morreu?
Acontece que não há nada declarado sobre Mikoto Uchiha ter o Sharingan, muito menos se ela é geneticamente do clã Uchiha. Embora fãs acreditem que ela tenha o sangue Uchiha correndo em suas veias, bem como o dojutsu do clã, não há nada no mangá, databook e nem nos fillers de Naruto que confirma isso.
Mesmo se considerarmos que Mikoto realmente tinha o Sharingan, ainda não haveria nenhuma garantia de que ela despertaria o Mangekyou Sharingan com a morte de Kushina. É verdade que o olho evolui com o trauma, mas se apenas isso é necessário para um portador do Sharingan, então o clã teria muito mais membros com o Mangekyou Sharingan. Portanto, o modo como alguém processa o trauma aparentemente difere de pessoa para pessoa.
Além disso, Mikoto provavelmente não viu Kushina morrer, embora o seu paradeiro fosse desconhecido durante a noite em que Kurama atacou Konoha.
Naruto é uma série de mangá escrita e ilustrada por Kishimoto. A história segue os passos de Naruto, que busca se tornar o Hokage da Vila Oculta da Folha, mas vai precisar percorrer um longo caminho. A primeira parte da adaptação do mangá conta com 220 episódios, transmitidos entre 2002 e 2007. A sequência, Shippuden, tem 500 episódios e encerrou em 2017.