Naruto se tornou um dos animes mais longos da história tendo 720 episódios e a franquia também ganhou outras adaptações em filmes. O anime chegou a ter um total de 11 filmes, mas apenas The Last: Naruto o Filme e Boruto: Naruto o Filme são canônicos nesta lista.
Conforme o mangá de Naruto foi se estendendo e ficando mais popular, a série ganhou outras adaptações além do anime, como filmes, jogos e outras mídias. Contudo, as adaptações de anime também tem vários episódios que contam histórias paralelas sem conexão com o mangá, os fillers.
Além dos episódios do anime, também é possível inserir fillers em OVAs e filmes. Portanto, os nove primeiros filmes de Naruto são realmente fillers e apenas dois são canônicos por trazerem envolvimentos relacionados com a história do mangá .
Os filmes de Naruto considerados canônicos
Todos os 11 filmes da franquia que lançaram nos últimos anos acompanharam a história dos animes de Naruto e Naruto Shippuden. Entretanto, os nove primeiros filmes não possuem nenhuma conexão com a história do mangá de Masashi Kishimoto. Todos eles apresentam histórias independentes criadas propriamente para os filmes.
Desde Naruto O Filme: O Confronto Ninja no País da Neve até Road to Ninja: Naruto o Filme, são todos fillers de fato. Porém, o próximo filme, The Last: Naruto o Filme, é canônico porque ele serve como uma conclusão para a história de Naruto Shippuden. Assim como Boruto: Naruto o Filme, que serviu para introduzir a próxima geração de Naruto antes do lançamento do anime ou mangá de Boruto.
Diferente de Demon Slayer – Mugen Train, os filmes de Naruto nunca adaptaram um arco do mangá. Mas, Masashi Kishimoto trabalhou na criação de The Last: Naruto o Filme e Boruto: Naruto o Filme para promover o final da história de Naruto e introduzir o começo de Boruto.
Todos os episódios de Naruto estão disponíveis na Crunchyroll. Naruto Shippuden e a sequência atual da série, Boruto: Naruto Next Generations, também estão disponíveis na plataforma.